domingo, 7 de julho de 2013

Dia 8 — 07/07/13 - Pisa e Lucca

Ciao,
Hoje fui para Pisa e Lucca de trem. Aliás, quase que eu vou sem validar minha passagem.
Aqui não tem uma pessoa verificando se você pagou o ônibus ou o trem. Você compra a passagem e, no ônibus, a enfia em uma maquininha que imprime o dia da hora. Por uma hora e meia você pode pegar outros ônibus sem validar de novo, depois disso tem que usar outra passagem. No trem também tem que validar só que a maquininha fica na plataforma. Mas pergunta se eu pensei nisso! Minha sorte foi que eu desci do trem pra mudar de vagão bem na hora que um casal estava passando e me perguntou se precisava validar o bilhete. Minha sorte. Depois no trem passou um moço furando a passagem, mas na velocidade que ele fez, duvido que tenha visto a data e hora. E nos trens que peguei entre Pisa e Lucca não passou ninguém.
Diz a lenda que existe uma fiscalização no ônibus. De vez em quando entra um fiscal e pede pra ver seu bilhete e se ele não estiver validado você paga uma multa. De qualquer forma eu acho essa realidade de transporte sem catracas e cobradores o máximo. Mais impressionante ainda é que as pessoas pagam de verdade. Quem sabe um dia a gente chega lá.
Bom, voltando!
Pisa
A cidade é bem pequena, o centro onde fiquei pelo menos, mas é bonitinha. A cidade em si estava vazia e tudo estava fechado. Mas a parte da Torre, Duomo, etc estava lotada.
A torre é bem torta e dá uma angoniazinha ficar olhando. Eu não subi, achei que 18 euros (+/-  55 reais) para subir e descer era abusar muito do meu espírito de turista.
Dei uma volta, tirei umas fotos e depois de duas horas estava pronta pra ir embora, mas aí tive que fazer uma hora por causa do horário do trem pra Lucca, então sentei numa praça e tomei um gelato. ;-)
De verdade não vejo porque alguém pagaria um hotel em Pisa.
Lucca
Confesso que fui pra Lucca sem saber de nada, acho que teria sido legal saber mais sobre o lugar. Cheguei lá, peguei um mapa (muito meia boca) com o povo de informação ao turista e fui ver qualé. A cidade é muito bonita, mas me lembrou um pouco Siena; confusa pra caramba: ruas pequenas e parecidas e que, com certeza, mudam de lugar.
Passei pelos pontos marcados no mapa, entrei em três igrejas (enormes e lindas) e me redimi por não ter subido na Torre de Pisa. ;-)
Subi na Torre Guinigi — 323 degraus..sim, eu contei...não, não tenho mais o que fazer, estou de férias na Itália! :-)
Depois fui para Piazza Anfiteatro e uma coisa linda aconteceu: parei em uma loja para comprar uma coisa e a máquina não estava lendo meu cartão. Então a moça pediu para eu ir com ela na loja ao lado, que era um bar...e tinha gelato. Tinha gelato de tiramissu e eu não resisti! Graças a Deus!! O melhor sorvete que já comi....NA VIDA! Vocês não tem noção! Quem está vindo pra Itália tem que ir lá: na Piazza Anfiteatro, o lugar chama Dal Puccini. Comer o gelato de tiramissu!
Quem não está planejando vir pra Itália, começa agora a planejar. Vem pra Lucca tomar gelato!
Depois andei, andei e achei a saída. Aí, quando cheguei num banquinho num lugar super bonito e fresco, toda feliz, chega um velho italiano (se tivesse algum respeito por ele chamaria de senhor, mas é velho mesmo), senta do meu lado e vem com papinho pra cima de mim: calor, hein! Será que chove? Tá sozinha?
Ahhhhhhh..eu mereço? Podia ser meu pai!  Meu pai tem 76 anos!
Peguei o trem e voltei.
É isso!
Foi um bom fim de semana!
Amanhã tem aula e eu ainda não sei o que vou fazer à tarde. Amanhã eu conto.

Bjos

4 comentários:

  1. Ah, Lucca é tão lindinha. Pelo jeito não tava tendo a feira de antiguidades.
    Não é demais ir andando por essas ruazinha pequenas e sair num lugar lindo? Elas sempre vão pra um lugar lindo. Ai ai...

    Quando você vai pra San Gimignano?

    Beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não vi a feira não. Até perguntei, mas tava tudo fechado.
      Haha.todas cidades saem num lugar lindo aqui.
      Não sei ainda qdo vou a San Gimignano. Vc acha que uma tarde dá, ou melhor um dia?
      Bjo

      Excluir
  2. Uma tarde dá. Pode ir durante a semana depois da aula.

    ResponderExcluir