sábado, 6 de julho de 2013

Dia 7— 06/07/13 - Cinque Terre

Ciao,
Hoje fui pra Cinque Terre. Pra quem não conhece é um grupo de cinco cidadezinhas bem pequenininhas na costa mais pro Norte da Itália, por isso o nome.
O plano original, quando fiz o roteiro da viagem, era passar um fim de semana lá, mas aí acabei não fazendo a reserva e resolvi passar o dia.
Eu ia de trem, mas aí a escola organizou um passeio e eu resolvi ir com eles...sozinha ia ter que pegar 3 trens.
Enfim, fomos de ônibus até a segunda cidade, Manarola, aí andamos um pedaço até um "porto". As cidades são todas no meio da montanha então o acesso é muito difícil. O moço que acompanhou a gente estava me explicando que essas foram algumas das cidades mais difíceis para os Romanos conquistarem, justamente porque eles não conseguiam acesso a elas.
Continuando a viagem, desse mini porto pegamos um barco e fomos para a última cidade, Monterroso. Das cinco ela é a mais popular porque é a única que de fato tem praia. As outras todas são o encontro da montanha com o mar. E é muito engraçado porque o povo coloca a canga na pedra mesmo é deita. Olha a foto! Deve ser muito quente.
Tivemos 3 horas live em Monterosso. Eu dei uma volta pela cidade e pela praia.
A cidade é bonita. Ruas super estreitas com casas coloridas contrastando com o verde da montanha. Mas como esperado é totalmente turística. Basicamente restaurantes, gelaterias e hotéis.
Da cidade para a praia tem uma estradinha que tem uma vista linda.
A praia em si não é grande coisa. A água é limpa, mas não é areia, é pedra e uma areia muito grossa.
Muitas áreas da praia são privadas, quer dizer, se vc quiser tem que pagar. Vi duas áreas pequenas públicas, mas tenho quase certeza que o povo sob o guarda sol teve que pagar pra ficar ali também.
Eu andei um pouco com o pé na água e sentei um pouco na praia, mas o sol tava muito forte e não tem sombra...a não ser que você pague por ela. E isso não é só na praia. Na cidade também. Se você quer uma sombra ou um banheiro tem que pagar.
É muito legal, mas pra mim 3 horas sem sombra foi suficiente.
Como é uma cidade litorânea, tem muito peixe sendo feito nos restaurantes e fica aquele cheiro tentador no ar. Claro que fiquei morrendo de vontade de comer uma porção de lasca de peixe frito. Aí encontrei umas bolinhas de peixe. Tava bom, não era só peixe, parece que tinha frutos do mar em geral. Ah...e tomei um gelato, tava muito calor. (To impressionada, porque eu não sou de tomar sorvete, mas aqui todos são bons).
Os planos para amanhã: Pisa e Lucca.
Bjo

2 comentários:

  1. É, bem que falam que é bem sem gracinha.

    Acho que você vai pegar a feira de antiguidades em Lucca amanhã. Foi lá que eu comprei aquela caixinha de música da Ana Sophia. Se não me engano eu fui em um domingo também. Fica na região do Duomo. Anda em cima do muro da cidade, é bem bonito.

    Beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa, vou prestar atenção então.
      Em cima do muro, né?! Poderá.
      Se eu não cair eh lucro

      Excluir